TRABALHE ENTRE POVOS NÃO ALCANÇADOS

3 de janeiro de 2018    

Deus direciona. A igreja envia. A Amide só ajuda a cumprir a missão. A Associação Missionária para Difusão do Evangelho (AMIDE) é uma agência missionária interdenominacional, sem fins lucrativos, que atua em parceria com igrejas evangélicas no cumprimento da Grande Comissão.

A agência nasceu oficialmente em 6 de janeiro de 1997. A estrutura não poderia ser mais simples: uma mesa e uma cadeira na garagem da casa da Ana Maria Costa, fundadora da instituição. Duas décadas depois, conta com uma sede em Brasília e representações espalhadas pelo Brasil, África e Ásia; um seminário; um acampamento e mais de 200 pessoas diretamente envolvidas entre missionários, professores, alunos, voluntários, igrejas parceiras e profissionais voluntários.

Entendemos que a tarefa do envio de missionários é da igreja local. A agência é apenas uma facilitadora que faz a conexão entre os povos que ainda não ouviram falar de Jesus, o obreiro que tem um chamado transcultural e a igreja que quer cumprir a Grande Comissão.

A Amide é uma agência missionária de fé e oração. Todas as ações e decisões são focadas na dependência da vontade de Deus. Há mais dez anos, a Amide coordena também a Campanha Mundial de Oração no Brasil. O projeto que começou na África do Sul e se espalhou por mais de 200 países, é hoje um dos principais movimentos de intercessão e clamor pela nação brasileira, pela igreja, pelo arrependimento do povo e por um avivamento genuíno que varra o nosso país e gere um compromisso verdadeiro com a evangelização mundial.  

Preparo para o campo

Cremos que, para enviar, é preciso treinar. Por isso, a Amide criou, sob a direção de Deus, o Centro de Estudos Avançados de Missões (Ceam), responsável pela formação missiológica de vocacionados, com cursos livres de graduação, especialização com residência no campo,  mestrado e EaD. Trata-se de uma escola missionária interdenominacional que tem como proposta mobilizar e capacitar os vocacionados, com conhecimento e prática, visando o desempenho de seus ministérios nos campos nacionais, transculturais e nas igrejas locais.

O curso livre de graduação em Missiologia e Ministério Pastoral é interdisciplinar, tem reconhecimneto da AETAL (Associação Evangélica de Educação Teológica da América Latina), dura 3 anos e engloba disciplinas das áreas de Cultura Geral, Teologia Sistemática, Histórica, Exegética e Pastoral.

A Especialização com Residência em Campo Transcultural (lato sensu) em Missões no Contexto Transcultural tem duas etapas. Na primeira, o aluno cursa cinco disciplinas na base da AMIDE. Na segunda, mora durante um ano em um campo transcultural, é acompanhado por um missionário e tem a possibilidade de realizar sua pesquisa de campo etnográfica para apresentá-la à banca depois do retorno ao Brasil.

Já o mestrado livre em Missiologia tem duração de 2 anos (8 disciplinas) e 6 meses (para a elaboração da dissertação). As aulas presenciais são sempre em janeiro (última semana) e julho (primeira semana) de cada ano, na base da AMIDE, em Brasília.

Temos também o curso de Missiologia à Distância para que obreiros possam se capacitar melhor para servir ao Senhor em suas igrejas locais.

Serviço social

Cremos que o Evangelho de Jesus é poderoso para transformar e restaurar o homem na sua totalidade, em todos os aspéctos da vida. Por isso, os projetos da Amide buscam promover o Evangelho Integral, promovendo ações de desenvolvimento comunitário, saúde e educação.

Cisfac  

O Centro de Integração Social da Família e da Criança é uma ONG que atua no Itapoã, um bairro carente da Capital Federal, há quase uma década e mais recentemente também na comunidade de Rajadinha, no DF. Atendemos cerca de 200 alunos com aulas de reforço escolar, informática e futebol. Temos também a Escola de Música Maestro Emílio de Cesar e a Orquestra Som da Esperança.

Como ajudar: precisamos de padrinhos que adotem crianças com 50 reais por mês; professores de música, reforço escolar, informática e inglês; apoio pedagógico e voluntários para transporte eventual das crianças para apresentações em igrejas.

Barragens subterrâneas

A Amide desenvolve no Rio Grande do Norte um projeto que abrange o plantio de igrejas a partir de atividades ligadas ao desenvolvimento sustentável em pequenas comunidades locais, em parceria com a ONG ADPNAS – Agência de Desenvolvimento para Povos Não Alcançados.  A ADPNAS é coordenada pelo missionário Danilo Duarte e sua esposa Carla e há quase uma década atua em duas linhas de trabalho: o plantio de Igrejas em comunidades sem presença evangélica e a abertura de barragens subterrâneas.

Como ajudar: precisamos de doadores para a abertura de novas barragens subterrâneas no sertão nordestino e profissionais das áreas de saúde, educação e construção para viagens de curta duração.

Escolas Bilíngues em Guiné-Bissau

A Amide, de mãos dadas com igrejas parceiras, matem escolas cristãs bilíngues em três aldeias de Guiné-Bissau, entre povos animistas e islâmicos. Em todas elas há momentos devocionais e o material didático é preparado com base em princípios cristãos.

Como ajudar: precisamos de voluntários para trabalhos de curta duração em países africanos, nas áreas de pedagogia, psicologia, administração escolar, construção e reparos de edificação.    

Saúde

Temos uma farmácia que vende remédios com preço subsidiado e uma Clínica Médica em países africanos em contexto de perseguição. Não divulgamos o nome dos países ou missionários por uma questão de segurança, mas recebemos doações de medicamentos e a visita de profissionais voluntários das áreas de saúde que queiram doar um tempo de férias para apoiar esse projeto.

Como ajudar: precisamos de voluntários para trabalhos de curta duração em países africanos, nas áreas de saúde, odontologia, enfermagem, nutrição, farmácia e também medicamentos. 

(Texto com informações da equipe da AMIDE)

CLIQUE AQUI E SAIBA COMO SE ENVOLVER

Autor: Redação Povos e Línguas

Conteúdo missionário de referência sobre o que acontece no Brasil e no mundo.