TESTEMUNHO EM MEIO À TRAGÉDIA NO JAPÃO

3 de agosto de 2017     0

Como o terremoto de 2011 transformou a compreensão do Evangelho nas igrejas japonesas

Por Shoichi Konda

O grande terremoto de 2011 no leste do Japão fez com que as igrejas japonesas repensassem sua forma de evangelizar e se desenvolverem. Na área de Tohoku, no norte do Japão, existem muitos exemplos de pessoas que nunca haviam demonstrado interesse pelo evangelho, mas se tornaram receptivas após a tragédia de 2011. Esta abertura não se deveu a qualquer grande campanha evangelística nem a um programa atrativo nas igrejas. Antes, as pessoas foram atraídas ao cristianismo, pois viram Cristo nas vidas dos voluntários cristãos que, sem pedir nada em troca, estiveram continuamente presentes nas áreas afetadas para fornecer ajuda humanitária e apoio.

Logo depois da catástrofe de 2011, a costa de Tohoku, bastante afetada pelo maremoto, se inundou de voluntários locais e de outros países. No entanto, alguns meses depois — quando os centros de evacuação começaram a fechar, a distribuição de água e alimentos se tornou desnecessária e a tarefa de remoção de lama das habitações praticamente terminou — a maioria dos voluntários e organizações de ajuda foi embora. Mas os voluntários cristãos não.

Eles trabalharam através das igrejas locais e continuaram prestando apoio às pessoas afetadas pela tragédia, mesmo depois que estas saíram dos abrigos para um alojamento temporário. Os cristãos estavam cientes de que as pessoas que estavam sofrendo tinham de lidar com necessidades não somente físicas, como roupa, comida e habitação, mas também espirituais, à medida que processavam a perda de entes queridos e de tudo o que haviam possuído.

Ao mesmo tempo que se questionavam sobre a razão para terem sido atingidos por esta catástrofe, os pastores e voluntários cristãos se viram envolvidos num “ministério presencial”, escutando incansavelmente as vítimas repetindo suas histórias de luto, ansiedade e remorsos. Ainda hoje, passados seis anos do terremoto e do maremoto, muitos pastores, tanto homens como mulheres, continuam a visitar idosos da região de Tohoku, que estão sozinhos e presos em alojamentos temporários. Os pastores tomam chá com eles, conversam e oferecem apoio espiritual.

CONTINUE LENDO ESTE ARTIGO PUBLICADO ORIGINALMENTE EM LAUSANNE.ORG

Autor: Movimento de Lausanne

Movimento de evangelização. Toda a Igreja levando todo o Evangelho para o mundo todo.