O poder da transformação de vidas através do esporte social

22 de abril de 2017     0

Por Fernanda Soares Queiroz

O esporte, que por muito tempo foi valorizado apenas na perspectiva de alto rendimento visando o movimento para a competição, já possui outra abordagem que incorpora significados educativos, sendo utilizado para uma transformação social. Essa é uma oportunidade para trabalhar com indivíduos em diversas situações, mas principalmente com aqueles que se encontram em vulnerabilidade social. Alguns fatores como a urbanização e surgimento das periferias, aumento da taxa desemprego, o avanço do tráfico de drogas e o aumento da criminalidade causam problemas na estrutura familiar afetando principalmente crianças e adolescentes, que ficam mais vulneráveis e por vezes seguem o caminho que lhes é apresentado: o mundo das drogas e a marginalidade.

Pensando na crescente demanda em comunidades e áreas vulneráveis, foi criado em 2016 o Instituto Transformação, fundado pela ex-capitã da seleção Brasileira, Ana Flávia Sanglard. O Instituto tem como objetivo, transformar vidas através do esporte atuando em comunidades em Belo Horizonte (MG), além de levar conceitos do Esporte para a sala de aula, ajudando no aprendizado de crianças e adolescentes. Além de aulas de voleibol duas vezes por semana os alunos têm evangelização, acompanhamento psicológico, inglês e palestras. O Instituto Transformação auxilia mais de 150 crianças na comunidade do Vila Estrela em Belo Horizonte. Para participar do projeto as crianças precisam ter entre 8 a 14 anos e estarem matriculadas em uma escola.

Além de todos os benefícios para a saúde, o esporte tem um grande papel na formação do cidadão e da sociedade como: transmissão de valores, socialização, evangelização e educação. É importante frisar que com este trabalho os valores necessários para o crescimento de uma criança ou de um adolescente são aplicados, e a inclusão social e o respeito, são colocados em primeiro lugar.

Em virtude do que foi mencionado, notamos que alunos do Instituto Transformação vivem diariamente mudanças positivas de comportamento, aumento do desempenho escolar, aproximação de Deus e alto desenvolvimento cognitivo e motor. Pais que incentivam seus filhos a praticar um esporte podem ter certeza que no futuro terão orgulho, por terem sido campeões dentro de quadra, mas principalmente por serem vencedores na vida. Juntos, podemos usar o esporte como uma ferramenta poderosa para impulsionar a mudança social, educar, apoiar e proteger os jovens do nosso mundo.

 

Autor: Redação Povos e Línguas

Conteúdo missionário de referência sobre o que acontece no Brasil e no mundo.