EXAUSTOS DEMAIS PARA PEDIR AJUDA

16 de novembro de 2017     0

Meu nome é Ume. Tenho 27 anos. Três semanas atrás, eu tinha um marido e quatro filhos. Hoje, eu tenho dois filhos”.

Ume é uma refugiada Rohingya. Como mais de meio milhão de outros, ela foi forçada a fugir de sua casa em Mianmar. Tendo sobrevivido ao terrível trauma de perder a maior parte de sua família, ela atravessou a fronteira para Bangladesh. Agora, ela está tentando desesperadamente encontrar o caminho para um campo de refugiados.

“nossa aldeia foi atacada”, conta Ume. “Meu marido foi decapitado. Minha casa foi queimada. Meu gado foi dizimado. Enquanto fugia, perdi dois dos meus filhos… Não sei se eles estão mortos ou vivos. Eu não tinha dinheiro comigo, nem pertences. Paguei um barqueiro para nos transportar dando-lhe o anel do meu nariz porque eu não tinha mais nada. Passamos o dia no barco. Então nós caminhamos 17 dias e chegamos aqui. Não conhecemos o país, nem a língua, mas nos disseram que em um campo de refugiados provavelmente poderíamos conseguir abrigo e alimento”.

Depois de 18 dias sem praticamente nada para comer, Ume e sua família não têm energia sequer para pedir ajuda. O parceiro local da Tearfund em Bangladesh vem respondendo à crise desde o seu início. Agora, com a situação cada vez mais caótica, o Comitê de Emergência de Desastres (DEC), lançou um apelo de emergência para ajudar pessoas como Ume. Por meio do nosso parceiro local estamos fornecendo kits de higiene vital e cuidados médicos. Nós continuaremos operando em Bangladesh depois que as câmeras se forem e a crise dos refugiados Rohingya deixar de ocupar as manchetes dos jornais.

ORE CONOSCO

 – Ore pelas pessoas que, como Ume, perderam seus amados em decorrência da terrível violência em Mianmar. Peça ao Senhor que lhes dê conforto e para que o Santo Espírito esteja com eles.

 – Clame pelo fim da perseguição, de modo que aqueles que foram obrigados a fugir possam voltar em paz para casa.

– Ore para que o apelo emergencial do DEC levante os fundos necessários para atender às necessidades dos mais vulneráveis. Se desejar, DOE AGORA.

– Interceda pelo trabalho de nossos parceiros em Bangladesh e peça a Deus para fortalecê-los.

Autor: Tearfund Brasil

A Tearfund é uma organização cristã evangélica, com quase 50 anos de experiência em desenvolvimento comunitário, promoção de direitos, prevenção e resposta à desastres.