6º Edição do Capacitar

4 de setembro de 2017     0

Nos dias, 14 a 18 de julho foi realizado em Araçariguama – SP a 6ª edição do CAPACITAR com a presença de 150 participantes. O Capacitar é uma iniciativa anual de treinamento oferecida por uma equipe de 16 pessoas, sob coordenação de Ronaldo Lidório, André Souza e Márcio Schmidel, que visa servir a comunidade missionária brasileira oferecendo capacitação nas áreas de Antropologia intercultural, Plantio de igrejas e Introdução à linguística/Aquisição de línguas. É direcionado a missionários, professores e líderes de missões, seminaristas e vocacionados para a obra missionária.

As edições anteriores ocorreram em Brasília (2012), Porto Velho, RO (2013), Benevides, PA (2014), João Pessoa, PB (2015) e Curitiba, PR (2016). No total mais de 800 pessoas concluíram os cursos do Capacitar em suas 7 edições.

O Capacitar oferece três cursos como parte do treinamento. O participante pode optar por um, dois, ou pelos três cursos. Os horários não são conflitantes: Antropologia intercultural, Plantio de igrejas e Introdução à linguística/Aquisição de línguas.

O curso é ministrado em um ambiente de cuidado pastoral e relacional. Além de uma equipe capacitada de professores, há uma equipe especializada em cuidado pastoral e psicológico para atender os participantes que desejarem ao longo do curso. Essa equipe atua também na área de orientação vocacional.

Uma característica importante do CAPACITAR é o apreço por um ambiente interdenominacional e interagência. A iniciativa e apoio são do INSTITUTO ANTROPOS, APMT, AMTB, AMANAJÉ, HUG, CONPLEI, CIM, MNTB, MEVA, SEPAL e WEC.

Cremos que você gostaria de saber o que Deus tem feito através deste ministério. Selecionamos dois testemunhos dentre os 150 participantes que tivemos do CAPACITAR 2017 para que você se alegre conosco.

“O capacitar foi um divisor de águas em nossas vidas, pois nos concedeu meios importantíssimos de comunicar o Evangelho do nosso Senhor de uma maneira mais compreensível, pura e fiel a mensagem de Jesus de acordo com cada contexto. A amplitude dos ensinos apreendidos testifica o compromisso e o engajamento dos preletores com o Reino de Deus e com as vidas que precisam d’Ele. Louvamos a Deus pela vida dos idealizadores  e colaboradores do Capacitar 2017 e pelo rico aprendizado”. (Cléverton Alex e Ilana Barbosa estão se preparando para atuarem como missionários na Malásia)

“O curso Capacitar foi de extrema importância para realinhar o meu entendimento da Missão de Deus. Longe de ser algo maçante em sua teoria e de pouca aplicação prática o curso se mostrou didático, efetivo e de fácil compreensão. Saliento a ênfase dada pelos professores sobre o lugar  que a Antropologia possui como uma ferramenta valiosa para o missionário.

Além das aulas, há um grupo de aconselhamento fantástico gerando um ambiente de confiança para tratarmos dos possíveis conflitos e crises que estamos suscetíveis a viver no ministério. Recomendo a todos que estão abertos para refletir em suas metodologias em campo e que desejam conhecer gente amiga que ama a missão do nosso Deus”. (Missionária Leticia Rossignoli)

Fique atento! A edição 2018 já está em planejamento e ocorrerá em São Luís no Maranhão com a data a confirmar.

[INFORMAÇÕES ENVIADAS PELA EQUIPE CAPACITAR]

Autor: Redação Povos e Línguas

Conteúdo missionário de referência sobre o que acontece no Brasil e no mundo.