MINAS NOS CONFINS

6 de fevereiro de 2018    

Por Lucy Lima

Uma turma grande saiu de Belo Horizonte, Minas Gerais, para vários impactos evangelísticos no Sertão. Igrejas Esperança e Comunidade Cristã da Zona Sul foram para São José do Belmonte (PE). Herdeiros de Deus e Alfa e Omega foram para Paratinga-BA. Outros tantos jovens da Lagoinha foram para o Impacto do LIVRES SER-PI e mais outros mais para a JUVEP-PI. Teve um grande movimento de vocacionados para o projeto Expedição Piauí. Minas Gerais também é forte no apoio ao Sertão no Vale do Jequitinhonha.

Esperança no Sertão

As igrejas Esperança e Comunidade Cristã da Zona Sul embarcaram rumo ao Ministério Fonte no Deserto, em São José do Belmonte (PE) para dar apoio ao projeto Conquistando a Terra, do pastor Neto da IPB. A equipe multidisciplinar e engajada em missões ofereceu apoio ao trabalho missionário já estabelecido na região e aos diversos pastores locais. Foram vários profissionais de saúde, engenheiros e técnicos em informática, advogados, gestores em diversas áreas. Durante os 15 dias foram realizados evangelismo de porta a porta, cultos nos lares e nas igrejas; atendimentos médicos, psicológicos e dentários. Muitas brincadeiras educacionais e artísticas com crianças, desenvolvimento de habilidades em esportes e treinando a equipe local, uma atuação bem ampla e integrada.  

Paratinga, Amor à primeira missão!

A cidade de Paratinga-BA recebeu duas grandes caravanas no mês de Janeiro. Na primeira subiram quatro Igrejas do estado do Espírito Santo: IEBL de Lineares, de Batista Maracanã, Monte Sião-Serra e Batista Getsêmani que tem um grande trabalho de plantação de igrejas em parceria com a AMES há 02 anos. Eles subiram pela quarta vez com uma equipe envolvida e despertada por Missões e plantação de Igreja na cidade e uma equipe de missionários e um casal de pastores.  

As Igrejas Batistas Alfa e Omega e Herdeiros de Deus, de Belo Horizonte, embarcaram no segundo semestre onde dezenas de jovens, a maioria pela primeira vez, puderam conhecer o campo missionário brasileiro tão distante da realidade dos grandes centros e tão pouco difundido nas igrejas do Brasil.   

Em ambas as ações, as visitas aconteceram em diversos povoados ao redor da cidade e quilombos com impactos evangelísticos e atendimento de casa em casa, muito teatro infantil, atendimento às mulheres com dia da beleza, com corte de cabelos e atividades artísticas e cultos nas praças e comunidades. O louvor e a pregação do evangelho foi sempre um momento de grande ajuntamento e de milagres maravilhas do poder transformador de Deus. Há relatos de curas e muitos foram que entregaram suas vidas a Jesus, como único e suficiente salvador.

As equipes das igrejas do Espírito Santo levaram juntas mais de 3.000 quilos de alimentos, milhares de roupas e calçados, kits de higiene, brinquedos e material escolar para crianças, tantas doações que foi necessário um caminhão para levar todo material.

Junto com Pr Janildo, da Monte Sião-Serra-ES foram outras 16 pessoas. “Todas voltamos impactados e dispostos a avançar em missões no Sertão. O José Lima de apenas 11 anos quer ser um missionário. Frutos que permanecerão para sempre”.

Pastor Jonilson conta que foram muitas as experiências que marcaram, mas em especial o senhor Cloves de 62 anos e senhor Malaquias de 102 anos. “Eles tinham uma noção de Deus, mas não sabiam nada de Jesus. Foi uma surpresa quando perguntávamos sobre Adão e Eva, jardim do éden, as promessas de Deus, o povo de Israel, a vida de Jesus, sobre os milagres de Jesus e eles não conheciam nada. A miséria não nos impactou, mas as muitas pessoas sedentas, principalmente as de idade avançada e que tiveram a oportunidade de conhecer esse amor de Jesus pela primeira vez. Eles precisam muita de oração para Deus iluminar os olhos do coração. A Igreja do Brasil precisa ser mais e mais mobilizada para amar o Sertão. E já estamos pensando na viagem de julho, não queremos parar mais.” Revelou.

Uma Rádio no Quilombo?

Isso mesmo! A tecnologia alcançando a milhares nos confins do Sertão. Todos os dias houve participação no programa Reviva da Rádio Tomba 89,5 que fica em um quilombo e é transmitido ao vivo via Facebook. “Fui participar da programação ao vivo, às 7h da manha e fiquei tão impactada com o que Deus está fazendo. Uma rádio dentro de um quilombo, num espaço comunitário e tocada pelos próprios moradores. Lá não tem nenhum igreja local.  O Reviva é uma programação de pouco mais de 4 meses mantido pela AMES (Agência Missionária de Evangelização do Sertão) e com isso está divulgando o evangelho para toda a cidade. Como precisamos nos dispor a ir além e fazer uma grande diferença” Poliana Rodrigues, BH

Os relatos são sempre os mesmo: Impactados!

Assim como o Pai me enviou EU vos envio

Para o Pastor Bruno da Alfa e Omega-BH esta está sendo uma experiência maravilhosa e impactante. Ele revela com grande temor e emoção: Nosso coração está em grande alegria e gratidão. Todos estão impressionados e alegres por fazer parte desse mover de Deus na vida da igreja. Cada família que a gente conversa nos impressiona, pois é um povo que carece da ajuda das pessoas, do Governo, mas não tem ninguém. Mas vimos claramente que o próprio Deus está levantando a Sua Igreja para ela cuidar desse povo. É Impressionante ver os missionários da base empenhados e fazer um bom trabalho e levar o Reino de Deus para cada comunidade de Paratinga. É através desse trabalho que a Igreja pode mudar a realidade de um povo. Como Jesus disse: Assim como o Pai me enviou eu também vos envio, estamos aqui para sermos a resposta do clamor desse povo. Queremos unir nossas forças com a AMES aqui na base de Paratinga. Juntos podemos ir mais longe!

Eu lhe darei ousadia para falar do meu amor!

“Cheguei aqui tão assustada, nervosa com sentimento de inferioridade, medo de não ser relevante no projeto, mas essa experiência do Avança Sertão está sendo incrível, eu agradeço a oportunidade de viver tudo isso. Fui participar de um teatro infantil e ouvi claramente o Espírito Santo falar comigo: Vai, sou Eu quem vou agir, você será só um instrumento, lhe darei ousadia para falar do meu amor.  A partir desse dia  estou vendo o quanto Deus pode me usar quando deixo Ele agir”  Sthefany, 14

Vai depender de nós, a Igreja!

“Eu fiquei bastante impactada com a humildade das pessoas em todas as visitas que fizemos. Percebi que mesmo sem servir a Deus eles acreditam que Deus determina o tempo certo de mandar as chuvas e sabe quando mudar a sorte deles. Acredito que eles tendo mais oportunidades de conhecer o Deus verdadeiro eles se renderão ao Senhor Jesus. Vai depende de nós como igreja oferecer a eles essa oportunidade que já foi oferecida a nós.” Adriana Bitencourt, 44 Herdeiros de Deus

Na mala os vocacionados levaram pouca roupa, muitas expectativas, suprimentos para serem distribuídos e voltaram com o coração repleto de uma inexplicável gratidão e de uma urgente consciência de continuar a tarefa de impactar e mobilizar outros jovens e a sua igreja a missão de ganhar o Sertão do Brasil para Cristo Jesus. Outros tantos voltaram com a certeza de se tornarem um missionário e completar a Missio Dei!

Paratinga e a Rádio comunitária em Tombo,

Paratinga é um município brasileiro no interior do estado da Bahia, Região Nordeste do país. Situa-se na microrregião de Bom Jesus da Lapa e mesorregião do Vale São-Franciscano da Bahia localizando-se a uma distância de 710 quilômetros a oeste da capital estadual, Salvador. O Programa Reviva tem sido um divisor de águas para o povo sertanejo. No ar há 5 meses levando o evangelho de Cristo Jesus aos lares tem sido uma ferramenta de evangelismo para o povo sertanejo local, levando  a informação e edificando a vida do povo tão carente e sedento  de Deus. A programação leva aos ouvintes o melhor que temos a oferecer: A Palavra de fé e esperança.

A  rádio chega na Cidade e alguns lugares da zona rural do município, com uma equipe de missionários que reversa na escala da programação, tendo assim um Locutor e apresentador Igor Moura (missionário local), o pastor Éder, pastor líder da base em Paratinga. O  programa acontece semanalmente das 7h às 8h.

Durante as caravanas que estavam visitando a cidade os missionários, voluntários e pastores foram até a rádio para contar suas experiências no campo e anunciar o evangelho de Cristo a toda cidade e redondeza.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A RÁDIO!

Autor: Redação Povos e Línguas

Conteúdo missionário de referência sobre o que acontece no Brasil e no mundo.